Skip to content
  • Sobre
  • Eixos de Atuação
    • Informação sobre apoios
    • Apoio especializado LE+
    • Novos negócios LE+
  • Startups
  • Agenda
  • Recursos
  • Parceiros
Menu
  • Sobre
  • Eixos de Atuação
    • Informação sobre apoios
    • Apoio especializado LE+
    • Novos negócios LE+
  • Startups
  • Agenda
  • Recursos
  • Parceiros

FAQ LISBOA EMPREENDE +

  • Lisboa Empreende +
  • Medida 1
  • Medida 2
  • Medida 3
  • Medida 4
1. O que é o Lisboa Empreende+?
O Lisboa Empreende + (LE+) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, desenhada em parceria com a Startup Lisboa para dar resposta à medida 11 do Programa de Medidas Extraordinárias de Apoio às Famílias, às Empresas e ao Emprego, aprovado no dia 24 de Março de 2020 no âmbito do combate ao impacto da COVID19. Esta iniciativa baseada no programa Lisboa Empreende lançado pela Câmara Municipal de Lisboa em 2013 para apoiar e incentivar a criação de novos negócios, tem como principal objetivo o de apoiar o tecido empresarial da cidade, em especial as PME, na mitigação dos efeitos negativos provocados pela pandemia COVID19, disponibilizando informação sobre todos os apoios existentes e um conjunto alargado de serviços que responda às necessidades das empresas na conjuntura atual e na preparação para a retoma económica.
2. Quais as medidas de apoio do LE+?
O programa LE+ tem como foco prestar apoio às empresas sediadas no concelho de Lisboa através de quatro medidas:
MEDIDA 1 – Informação sobre apoios – Resumo detalhado de todas as medidas lançadas pelo Governo e pela Câmara Municipal de Lisboa para as PME.
MEDIDA 2 – Programa de descontos e ofertas – Oferta disponível no mercado de serviços e produtos com condições especiais, para auxiliar os negócios a adaptarem-se à nova conjuntura.
MEDIDA 3 – Apoio especializado – Para empresas afetadas pela crise. Oferta de serviços de apoio especializado gratuito nas áreas de Gestão, Comunicação, Marketing, Comércio Eletrónico, Transformação Digital, entre outras áreas.
MEDIDA 4 – Apoio à criação de novos negócios – Apoio ao empreendedorismo na implementação de novas ideias de negócio, novos produtos ou serviços.
3. Que tipo de empresas podem usufruir do programa LE+?
Todas as micro, pequenas e médias empresas sediadas ou com estabelecimento no concelho de Lisboa, independentemente da sua natureza jurídica, poderão usufruir dos apoios relativos ao programa LE+.
4. Que setores de atividade podem usufruir dos apoios do LE+?
Qualquer PME, independentemente do seu setor de atividade, elegível para usufruir dos apoios do programa.
5. A minha empresa tem a sede fora do concelho de Lisboa, posso usufruir do programa?
Sim, desde que tenha filial ou estabelecimento localizado no concelho de Lisboa. A iniciativa destina-se às empresas localizadas em Lisboa, quer seja com a sua sede, filial ou estabelecimento.
6. Sou fundador de uma startup, tenho algum apoio específico?
Sim. Existe nesta plataforma uma secção destinada em exclusivo a startups, através da qual pode ficar a conhecer as medidas de apoio do governo e esclarecer dúvidas através da submissão do respetivo formulário.
7. Tenho de pagar alguma coisa para aceder ao programa LE+?
Não. A Câmara Municipal de Lisboa e as restantes instituições que se juntaram ao projecto prestam o apoio abrangido pelo programa de forma gratuita.
8. Como posso aceder ao programa LE+?
Para aceder ao programa LE+ basta aceder à plataforma e preencher um dos formulários disponíveis para colocar as suas questões, aceder aos benefícios e apoios divulgados.
9. Tenho de apresentar alguma documentação referente à atividade da minha empresa para poder aceder ao programa LE+?
Não. Para aceder ao programa LE+ não é necessário apresentar qualquer tipo de documentação.
10. Que garantias existem de confidencialidade dos dados da minha empresa?
O programa LE+ assegura toda a confidencialidade da informação transmitida através da submissão dos formulários.
11. Até quando dura o programa LE+?
Apesar do início do programa estar relacionado com o contexto de pandemia e respetivo período de recuperação, pretende-se que o mesmo se prolongue para além da situação de emergência, com a devida adequação da informação e dos apoios disponibilizados.
1. A que tipo de apoios posso aceder na medida 1?
Este medida serve sobretudo para que as PME tenham conhecimento das iniciativas de apoio lançadas pelo Governo e pela Câmara Municipal de Lisboa. Na eventualidade de existirem dúvidas por parte da empresa, é disponibilizado um formulário para que possa obter esclarecimentos adicionais.
2. Como posso aceder à medida 1?

As empresas poderão colocar as suas questões através do formulário, indicando a que tipo de medidas (Governo ou Câmara Municipal de Lisboa) e respetiva área de atuação corresponde a sua dúvida. O pedido será posteriormente analisado pela equipa de gestão do programa LE+, que responderá diretamente ou encaminhará para o parceiro mais indicado.

3. Respondem a todos os contactos?
Sim. Todas as dúvidas submetidas pelas empresas terão resposta no prazo máximo previsto de 72 horas.
1. A que tipo de apoios posso aceder na medida 2?
Através do site do LE+ fica a conhecer todos os benefícios que possam criar valor ou diminuir custos à sua empresa e respetivas condições de acesso.
2. Como posso aceder à medida 2?
A informação para aceder a cada um dos benefícios está explícita na listagem indicada no site.
3. Poderei ter acesso a mais do que um benefício?

Sim. A empresa poderá ter acesso a diferentes tipos de benefícios disponibilizados.

1. Que tipo de apoio especializado é disponibilizado na medida 3?
O LE+ disponibiliza, gratuitamente, em conjunto com um grupo vasto de parceiros, apoio especializado para apoiar as empresas no reforço de competências internas ao nível da gestão (RH, comunicação, marketing, áreas operacionais, etc.) de forma a poder atravessar a situação atual de crise e começar a preparar a retoma económica no período pós COVID19.
2. Existe algum tipo de limitação neste apoio especializado às PME?
O LE+ disponibiliza um máximo de 5h de apoio especializado por PME, na totalidade das áreas de apoio disponibilizadas.
3. Como posso aceder à medida 3?

A empresa deve manifestar o seu interesse em aceder a apoio especializado através do preenchimento do formulário, identificando a área em que pretende ter acompanhamento.

1. Que tipo de apoio especializado é disponibilizado na medida 4?
O LE+ disponibiliza gratuitamente apoio técnico personalizado com uma visão económico- financeira do negócio, proporcionando uma análise prévia do plano de negócios e acesso a instrumentos de financiamento.
2. Como posso aceder à medida 4?

O promotor deve aceder ao formulário disponível nessa área do site  e preencher com a informação solicitada e será contactado pela equipa Lisboa Empreende Mais

Contacte-nos:

913 285 179

FAQ Lisboa Empreende +

Política de Privacidade

Copyright