FAQ LISBOA EMPREENDE +
- Lisboa Empreende +
- Apoio Especializado LE+
- Novos Negócios LE+
O programa Lisboa Empreende foi lançado pela Câmara Municipal de Lisboa em fevereiro de 2013, para apoiar o empreendedorismo e incentivar a criação de novos negócios.
Face à conjuntura atual, e em resposta à necessidade de apoio às empresas na retoma da economia, o programa passou a denominar-se como Lisboa Empreende + (LE+) com um conjunto mais alargado de serviços, disponibilizando informação sobre as medidas extraordinárias de apoio à economia e às empresas, bem como consultoria para mitigar os efeitos da crise e promover a recuperação do tecido empresarial.
O Programa LE+ tem como foco prestar apoio às empresas sediadas no concelho de Lisboa através:
CONSULTÓRIO LE+ – Informação sobre iniciativas de apoio às PME.
APOIO ESPECIALIZADO LE+ – Apoio especializado para empresas afetadas pela crise. Oferta de serviços de apoio especializado gratuito nas áreas de Gestão, Comunicação, Marketing, Comércio Eletrónico, Transformação Digital, entre outras áreas.
NOVOS NEGÓCIOS LE+ – Apoio à criação de novos negócios. Apoio ao empreendedorismo na implementação de novas ideias de negócio, novos produtos ou serviços.
A inscrição é feita através de formulário online.
O programa LE+ assegura toda a confidencialidade da informação transmitida através da submissão dos
formulários e emails.
A empresa deve manifestar o seu interesse em aceder a apoio especializado através do preenchimento do formulário, identificando a área em que pretende ter acompanhamento.
O promotor deve aceder ao formulário e preencher com a informação solicitada e será contactado pela equipa Lisboa Empreende Mais.
O primeiro contacto a ser realizado pela Equipa LE+, será através de envio de um email a agendar uma reunião exploratória para conhecermos os candidatos e o seu projeto. Estas reuniões são marcadas num curto espaço de tempo. Recomendamos que o candidato tenha disponibilidade para estabelecer esse contacto remoto (reunião através da plataforma whereby) e que se sinta preparado, para que não atrase o processo faltando à reunião.
Se não poder estar presente pode enviar um email com essa indicação e o motivo pelo qual não poderá estar presente. Poderá também ligar para o número telefónico do Lisboa Empreende + que está no FrontPage do site, caso tenha ocorrido um imprevisto e seja necessário transmitir a sua indisponibilidade mais em cima do horário estabelecido para a reunião. Recomendamos que nos contacte e nos diga qual é a sua disponibilidade. De acordo com as regras de funcionamento do programa, só podemos fazer 2 agendamentos de reunião exploratória. A falta injustificada a 2 reuniões exploratórias regularmente agendadas conduz ao cancelamento da inscrição.
Sim pode.
Na reunião exploratória para o apoio previsto no eixo 3, poderão estar presentes até 3 participantes em dispositivos diferenciados com ligação à internet.
O tempo de conclusão de um processo varia muito consoante os documentos que sejam necessários, a celeridade com que os mesmo são entregues ou até com a aprovação dos mesmos.
Não existe por isso um tempo determinado porque é variável.
Caso pretenda recorrer a financiamento e o seu projeto possa candidatar-se a uma linha de microcrédito, o montante máximo que está estipulado são 20.000,00€ (vinte mil euros).
O preenchimento do plano de negócios é recomendável porque servirá de base de trabalho e permite um melhor enquadramento do projeto.
Caso não tenha condições para preencher o plano de negócios antes da reunião, tal não é problema, nem constitui um impedimento para obter apoio por parte do programa.
O Programa Lisboa Empreende + não interfere na escolha por parte dos candidatos relativamente ao banco no qual querem apresentar o seu pedido de financiamento. Algumas instituições financeiras são parceiras do programa e temos com elas uma relação de trabalho de confiança duradoura, mas a escolha não está limitada aos parceiros do programa.
Não, o Lisboa Empreende + não possui espaços municipais que possam ser cedidos ou arrendados.
Por lei, a cedência de espaços municipais, quer sejam lojas ou outros, são objecto de concurso público ou hasta pública.
Sim pode.
Os Novos Negócios LE+, é um veículo de auxílio à criação ou desenvolvimento de negócios em Lisboa.
Nesse sentido o programa presta apoio desde uma fase early stage do projeto até à sua implementação.
O recurso a financiamento é uma possibilidade que é disponibilizada no apoio que é prestado, mas não é, nem poderia ser, um requisito ou uma obrigatoriedade.