FAQ LISBOA EMPREENDE +
- Lisboa Empreende +
- Apoio Especializado LE+
- Novos Negócios LE+
O Lisboa Empreende + é um programa de iniciativa Municipal que apoia o empreendedorismo, dinamiza a economia local e promove a criação de emprego.
Tem como objeto a criação/desenvolvimento de negócios e a prestação de apoio especializado a PME.
Trata-se de um programa inclusivo, que apoia qualquer particular ou pessoa coletiva que queira desenvolver uma atividade lucrativa no concelho de Lisboa, onde deverá estar localizado o estabelecimento comercial ou a sede de empresa.
Todo o apoio prestado pelo Lisboa Empreende+ é gratuito.
O Programa Lisboa Empreende+ tem duas vertentes principais de apoio:
APOIO ESPECIALIZADO LE+ – Apoio a PME sediadas em Lisboa, que tenham sido impactadas pela conjuntura económica financeira. Este apoio consiste em serviços técnicos especializados nas áreas de gestão, jurídica, comunicação e marketing.
NOVOS NEGÓCIOS LE+ – Apoio a empreendedores na implementação ou desenvolvimento de projetos na cidade de Lisboa. Este apoio inclui suporte na elaboração do plano de negócios, acesso a financiamento, capacitação, entre outros.
A inscrição é feita através de formulário online.
Para mais informações contacte a equipa do programa através do email: lisboaempreende@cm.lisboa.pt ou ligue para +351 913 285 179
Todas as nano, micro, pequenas e médias empresas sediadas em Lisboa ou com estabelecimentos no concelho de Lisboa, independentemente da sua natureza jurídica, poderão usufruir dos apoios prestados pelo programa Lisboa Empreende+.
Qualquer setor de atividade ou PME, nas circunstâncias descritas na FAQ 2, é elegível para usufruir dos apoios do programa.
Sim pode, desde que tenha uma filial ou um estabelecimento localizado no concelho de Lisboa. A iniciativa destina-se às empresas localizadas em Lisboa, quer seja através da morada da sede, filial ou estabelecimento comercial.
Não. O Município de Lisboa e os parceiros que fazem parte da rede do programa Lisboa Empreende+, prestam o seu apoio de forma gratuita.
Para aceder ao programa LE+ apenas é necessário preencher o formulário online que está disponível no website https://lisboaempreendemais.pt/
No entanto, após a inscrição online, para a vertente de Criação de Novos Negócios, o candidato é convidado a juntar uma primeira versão do plano de negócios referente ao projeto, embora não seja obrigatório.
Na vertente de Apoio Especializado a PME é recomendável juntar documentação que permita enquadrar o apoio solicitado, ainda que tal não constitua requisito de admissão ao programa.
Os dados pessoais que lhe sejam solicitados serão tratados de acordo com as regras definidas na presente política de privacidade.
A solicitação de apoio especializado que nos é dirigida deverá escolher uma única área específica e tem por objetivo capacitar os interessados a desenvolverem competências internas ao nível de áreas consideradas estratégicas para qualquer negócio: gestão, jurídica, comunicação e marketing
Este suporte é prestado diretamente pela equipa do Lisboa Empreende+ ou pelo recurso a parceiros da rede do programa.
Importa salientar que este apoio está direcionado às empresas que estejam a atravessar desafios decorrentes da conjuntura económico-financeira.
Para ser elegível a este apoio, o candidato deverá fundamentar essa necessidade. O suporte é prestado com análise prévia de cada caso, sendo definido pela equipa do Lisboa Empreende+ a elegibilidade da empresa, bem como o número de horas que se considera adequado ao apoio especializado em causa.
A empresa deve manifestar o seu interesse em aceder a apoio especializado através do preenchimento do formulário, identificando uma área em que pretende ter acompanhamento.
O LE+ disponibiliza apoio técnico personalizado com uma visão económico-financeira do negócio, proporcionando uma análise prévia do plano de negócios e acesso a instrumentos de financiamento.
O promotor deverá fazer uma pré-inscrição online através do formulário e preencher a informação solicitada.
De seguida irá ser contactado pela equipa do Lisboa Empreende+ com vista a agendar uma reunião exploratória.
O primeiro contacto é realizado pela equipa Lisboa Empreende+, através do envio de um email a agendar uma reunião exploratória online que se destina a conhecer os candidatos e o seu projeto. Estas reuniões são marcadas num curto espaço de tempo após a pré-inscrição. Por este motivo recomendamos que o candidato tenha disponibilidade para estabelecer esse contacto remoto e que esteja preparado, para que não atrase todo o processo, faltando ou adiando a reunião exploratória.
Se não puder estar presente no dia e hora marcados deverá responder ao email de agendamento, bastando referir o motivo pelo qual não poderá estar presente e indicar-nos datas e horários alternativos. Sempre que seja possível a equipa do programa tentará respeitar a disponibilidade do candidato, desde que seja razoável.
Se entender, o candidato poderá também ligar para o número telefónico do Lisboa Empreende+ (+351 913 285 179), nomeadamente quando tenha ocorrido um imprevisto de última hora que o impeça de participar na reunião e pretenda um reagendamento.
De acordo com as regras de funcionamento do programa, só poderão ser efetuados dois agendamentos de reunião exploratória por cada inscrição. A falta injustificada a duas reuniões exploratórias regularmente agendadas, conduz ao cancelamento da inscrição.
Sim pode.
Poderão estar presentes na reunião exploratória para este apoio até 3 participantes em dispositivos diferenciados com ligação à internet.
O tempo de conclusão de um processo varia muito de caso para caso, consoante os documentos que sejam necessários, a celeridade com que os mesmo são apresentados e a análise/aprovação dos mesmos.
Deste modo, não é possível determinar um prazo de conclusão do processo, já que o mesmo é variável em função da complexidade do caso e das entidades intervenientes que analisam o processo.
A vertente de acesso a financiamento é assegurada através do recurso a uma rede de parceiros do programa Lisboa Empreende+.
Nos casos em que o candidato pretende recorrer a financiamento e o seu projeto reúna condições para candidatar-se ao Plano Nacional de Microcrédito, o montante máximo de investimento que está estipulado são 20.000,00€ (vinte mil euros).
Outros montantes de crédito são objeto de análise por parte das entidades parceiras do programa que têm essas competências
O preenchimento do plano de negócios como forma de preparação da reunião exploratória é recomendável, mas não é obrigatório. De facto, o plano de negócios serve de base de trabalho, facilita a compreensão do projeto e rentabiliza o tempo que é disponibilizado na reunião exploratória, pelo que recomendamos o seu preenchimento, ainda que parcial, sempre que seja possível.
No entanto, se não tiver condições para preencher o plano de negócios antes da reunião exploratória, tal não é um problema, nem constitui um impedimento para que possa ser apoiado pelo programa
A escolha do banco que irá operacionalizar o financiamento é da responsabilidade exclusiva do candidato.
Importa referir que o programa Lisboa Empreende+ tem parcerias com algumas instituições financeiras, com as quais construiu ao longo dos anos uma relação de trabalho e de confiança mútua. Exemplos: BPI, Millennium BCP, CGD …
No entanto, o candidato não tem de escolher as instituições financeiras parceiras do programa. O candidato é totalmente livre de optar por outra instituição, ficando na sua alçada o correspondente seguimento.
Não, o Lisboa Empreende+ não possui uma bolsa de espaços municipais que possam ser cedidos ou afetos aos projetos que apoia.
Esta restrição decorre do próprio normativo legal em vigor, que exige que a cedência de espaços municipais, quer sejam lojas ou outros, têm de ser objeto de concurso público ou hasta pública.
Sim pode.
Os Novos Negócios LE+, é um veículo de auxílio à criação ou desenvolvimento de negócios em Lisboa.
Neste sentido, o programa presta apoio desde uma fase early stage do projeto até à sua implementação.
O recurso a financiamento é uma possibilidade que é disponibilizada aos apoiados pelo programa, mas não é um requisito ou uma obrigatoriedade.